Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista de Administração Pública do IMAP é gerenciada pela Escola de Administração Pública, que tem como mantenedor o Instituto Municipal de Administração Pública – IMAP. Trata-se de um periódico acadêmico, publicado semestralmente, de acesso gratuito e aberto por meio do site: http://revista.imap.curitiba.pr.gov.br/ e que tem como principal objetivo fomentar a pesquisa na área de Administração Pública corroborando para o compartilhamento de informações e conhecimentos que instiguem a ampliação dos conhecimentos na área, a pesquisa, a geração e a disseminação de estratégias para a Administração Pública. A Revista de Administração Pública do IMAP está organizada em três (3) seções que abordam as Linhas de Pesquisa: Governança Pública – Estado, Governo, Sociedade e Administração Pública, Planejamento e Desenvolvimento Urbano Regional e Análise e Gestão de Políticas Públicas. Para as edições serão aceitos oito (8) artigos e cinco (5) resenhas e/ou pareceres.

As linhas de pesquisa que nomeiam as seções têm ampla abrangência para a publicação, sendo os temas descritos a seguir:

I – Governança Pública: Estado, Governo, Sociedade e Administração Pública: Governança Pública; Administração Pública Contemporânea – Limites e Possibilidades; Planejamento Governamental; Transparência no Setor Público

II – Planejamento Urbano e Desenvolvimento Regional: Sustentabilidade; Gestão Urbana; Acessibilidade e Mobilidade Urbana; Processo de Expansão Urbano-Metropolitana; Desenvolvimento Regional e Local.

III – Análise e Gestão de Políticas Públicas: Políticas Públicas como campo multidisciplinar; Indicadores de Políticas Públicas; Análise e implementação de Políticas Públicas Políticas Públicas direcionadas; Inovação político-institucional.

 

Políticas de Seção

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

1.1 POLÍTICAS DE SEÇÃO

            A seção publica textos inéditos e tem submissão aberta de trabalhos (artigos, resenhas ou pareceres) para a Revista de Administração Pública do IMAP. A avaliação das submissões é realizada por Conselho Editorial, por meio de desk review e blind review.

 1.2 PROCESSO DE REVISÃO POR PARES

            A revisão dos trabalhos será realizada atendendo ao Código de Ética do Processo de Revisão por Pares, fundamentado nas orientações descritas no Manual ANPAD de Boas Práticas da Publicação Científica e no Code of Conduct and Best Practice Guidelines for Journal Editors.

            Os trabalhos num primeiro momento passarão pela revisão de admissão, a desk review e, se aprovada na admissão será encaminhado à avaliação por pares blind review. Em caso de não aprovação na admissão, os trabalhos serão devolvidos aos autores para adequações necessárias, estipulando-se um prazo para novo envio.

            A blind review será realiza por Conselheiros Ad Hoc (pareceristas), pertencentes a instituições nacionais ou estrangeiras, com aderência à temática abordada e know how para análises. Após a análise, o texto poderá ser rejeitado, sujeito a correções ou apto à publicação. Ocorrendo divergências de opiniões entre os pareceristas, o trabalho será encaminhado a um terceiro avaliador, a ser designado pelo Editor-Chefe.

            

 

Periodicidade

Periodicidade da revista será semestral.

 

Política de Acesso Livre

A Revista de Administração Pública do IMAP disponibiliza acesso livre e imediato ao seu conteúdo, acreditando que para a democratização e ampla disseminação do conhecimento, disponibilizar gratuitamente pesquisas técnicas e acadêmicas é primordial.